- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Departamento de Cordas Dedilhadas
Coordenador:
Instrumentos:
Professores
Belquior Guerrero Santos Marques
Doutor e Mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá, Belquior Guerrero iniciou seus estudos musicais com 5 anos de idade ao piano no Instituto de Música e Artes de Penápolis (IMAP) e, aos 12 anos, passou a dedicar-se a instrumentos de cordas dedilhadas.
Estudou violão clássico com Maurício Soliani, Maria Costa, Eldade Moreira, Luciano Souto, Flávio Apro, Fabiano Zanin, Roberto Baldassi, Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues.
Caio Rodrigues Barreto
Bacharel em música com habilitação em violão pela Faculdade de Música do Espirito Santo (FAMES), licenciado em música e pós graduado em arte e educação.
Ao longo de sua formação tem desenvolvido um intenso trabalho de aprimoramento nos estudos da música e na aplicação ao instrumento.
Foi integrante do Quarteto Vitória, um grupo de músicos capixabas que pesquisam e executam músicas para quatro violões, assim como elaboram arranjos para esta mesma formação, sendo vencedor do X Concurso Internacional de Guitarras César Cortinas no Uruguai, obtendo por unanimidade o primeiro lugar na categoria Música de Câmara, o quarteto conquistou ainda duas premiações nos mais importantes e tradicionais concursos musicais brasileiros (concursos Souza Lima e Musicalis).
Moacyr Teixeira Garcia Neto
Mestre em Música pela UFRJ, o violonista tem se apresentado em diversas cidades brasileiras, além de Espanha, Paraguai, Peru, Uruguai, Argentina, México, 3 passagens de grande êxito pelos EUA e 2 turnês pela Itália onde tocou em Milão e Roma.
Professor convidado para importantes eventos como o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES), Mostra e Concurso Nacional Fred Schneiter (RJ), Circuito de Violão das Vertentes (MG), Festival Eduardo Fabini (Uruguai), Festival Internacional de Música Contemporânea de Lima (Peru), além do SIU Guitar Festival e GFA International Convention nos EUA.
Victor Rocha Polo
Graduado, mestre e doutorando em Música Popular pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Professor de Violão/Guitarra/Música Popular na FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo).
Atua como músico - guitarrista e violonista - professor de música e pesquisador acadêmico nas áreas de Performance e Música Popular. Possui CDs gravados com os grupos Telecoteco, "É Hora de Trocar as Válvulas" (2014) e Trem Doido, "Trem Doido" (2018), além de ter participado como instrumentista e arranjador em outros trabalhos.
Mauricio José da Silva Figueiredo
Pesquisador, arranjador, compositor e contrabaixista. Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP na área de análise musical e criação.
Bacharel em Música Popular Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com habilitação em arranjo musical.
Participou de mobilidade acadêmica internacional, durante um ano letivo da graduação na Universidade de Örebro (Suécia) junto ao programa Jazz e Rock, sendo bolsista do programa Linnaeus Palme.
Nelson Gonçalves Pereira Filho
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP/UFES. Tem Mestrado em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes, do Programa Interinstitucional PUC-SP/UFES- ES, cuja dissertação foi defendida em 12 de junho de 2003, sob o título "O Navio da Fé: Questões de memória e de impacto da mídia sobre a cultura".
Licenciatura em Educação Artística-Habilitação em Música realizado no Conservatório Brasileiro de Música – RJ, 1985 a 1989.
Professor concursado de Práticas de Atividades Culturais de Violão da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Vitória, ES, desde 1992.
Fabiano Mayer do Carmo
Pós-graduado em educação superior;
Livros didáticos:
1- Livro Primeiro de Violão;
2 - Manual Prático de Violão;
3 - Manual Prático de Violão (edição de bolso);
4 - Método: violão e guitarra - Tartitura;
5 - Método: violão e guitarra - Tablatura;
6 - Método: violão e guitarra - Cifras e Ritmos;
6 - Método: Ukulele - Cifras e Ritmos
John Kennedy