Fames 65 anos: Faculdade de Música do Espírito Santo faz balanço de 2019

20/12/2019 17h52 - Atualizado em 06/01/2020 12h00

Modernização e foco na pesquisa científica marcaram o início da nova gestão da Fames.

Em 2019, a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), sob a gestão do professor Dr. Fabiano Araújo Costa deu início a novos desafios e objetivos traçados para consolidar a faculdade como uma instituição de Ensino Superior prestadora de serviços de excelência à sociedade. Seguindo essas diretrizes, a Fames cumpriu uma extensa programação de ações artístico-pedagógicas e administrativas que durante todo o ano letivo mobilizou a comunidade acadêmica e os grupos de pessoas atendidas pelos projetos de extensão.

Confira as principais atividades e conquistas ocorridas em 2019.

Reformulação da identidade visual e de comunicação digital

Logo nos dois primeiros meses de gestão, foi implementada uma completa reformulação do Portal da Fames na internet. Com o novo site, a faculdade alcançou os patamares das instituições de Ensino Superior brasileiras, ganhando em navegabilidade, transparência e uma identidade visual atualizada.

O site agora oferece ampla informação sobre o currículo dos professores, além dos respectivos campos de atuação e suas atividades docentes. O novo site também abriu espaços dedicados ao resgate da identidade histórica da Fames, como a galeria de ex-diretores, galeria de professores eméritos e a própria história da instituição, desde de sua criação, em 1954.

O processo de comunicação interna da Fames também foi atualizado, através do maior aproveitamento das redes sociais e da implantação de novo modelo de comunicação por Boletim Digital, alcançando toda a comunidade acadêmica.

Investimentos em Tecnologia da Informação

A Fames acaba de concluir o processo de aquisição do Sistema de Gestão Acadêmica, desenvolvido totalmente em tecnologia web. A implantação da nova tecnologia vai impactar a alunos, professores e servidores da instituição.

A nova ferramenta vai possibilitar:

  • acesso centralizado a todas as informações da instituição;
  • processar e cruzar dados estatísticos;
  • dar transparência aos dados acadêmicos como matrículas, aproveitamento, frequência e assiduidade dos alunos;
  • estabelecer comunicação direta com toda a comunidade acadêmica e também com os órgãos de controle.

Investimentos em equipamentos

Mesmo alinhada às medidas de contenção de gastos, que mantêm a Fames com suas finanças equilibradas e eficientes, novos equipamentos e instrumentos foram adquiridos para atualizar o acervo da faculdade.

As aquisições periódicas de instrumentos e equipamentos serão importantes para dar suporte no aprendizado dos alunos e no trabalho dos professores, oferecendo a estrutura necessária e profissional para o desenvolvimento da performance dos instrumentistas e cantores:

  • canhões de iluminação;
  • sistema (P.A.) de som integrado;
  • combo de efeitos para guitarra;
  • microfones de voz;
  • kit de microfones para bateria;
  • mesa de som de 12 canais;
  • mesa de som de 24 canais;
  • banqueta para piano;
  • computadores;
  • aparelhos de ar-condicionado.

Também já foram licitados e estão em fase de entrega alguns instrumentos e outros materiais, que estarão disponíveis aos estudantes no ano letivo de 2020:

  • vibrafone;
  • contrabaixo acústico;
  • sintetizadores;
  • pianos digitais;
  • suportes, capas e cases para instrumentos;
  • jogos de cordas de instrumentos;
  • cadeiras
  • estantes de partitura

Obras de acessibilidade e segurança

Neste ano, a Fames entregou à comunidade acadêmica obras de reforma no prédio, visando a atualizar o imóvel quanto às normas vigentes de segurança e acessibilidade. Em todos os espaços onde havia essa necessidade, foram instalados corrimões, rampas, pisos especiais e portas de emergência.

Com a conclusão dessa obra, a Fames tem condições de oferecer mais segurança para todos os alunos e servidores, além de garantir o acesso de pessoas com deficiência e idosos às dependências da faculdade.

Reorganização da macroestrutura acadêmica

Através da Resolução nº 2/2019, a Fames reorganizou sua estrutura acadêmica básica em três Centros, segundo a natureza de suas atividades, de Ensino, Pesquisa ou Extensão, criando centros de ensino específicos e agrupamentos colegiados consultivos para cada área:

O Centro de Ensino Superior de Música da FAMES (CESM/Fames) passou a ser a estrutura acadêmica que congrega os docentes, discentes e Coordenações dos cursos de Bacharelado em Música Instrumento/Canto, Bacharelado em Música Popular e Licenciatura em Música.

O Centro de Pesquisa em Música e Musicologia da FAMES (CPMM/Fames) é a estrutura acadêmica que congrega a Coordenação de pós-graduação e pesquisa e os Grupos de Pesquisa da Fames.

O Centro de Extensão e Formação Musical da FAMES (CEFM/Fames) é a estrutura acadêmica que congrega os docentes, discentes e Coordenações dos cursos e núcleos e projetos de extensão da Fames.


Amplo diálogo com o corpo docente

Durante este ano, a Fames realizou fóruns de debates específicos para debater, em conjunto com os professores, a identidade acadêmica da instituição, levando em conta as dimensões de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O objetivo principal é avançar no campo das pesquisas científicas. Com esse intuito, os encontros serviram para discutir a atuação dos pesquisadores e a organização dos grupos de pesquisa.

Resolução de todas as pendências da Secretaria acadêmica

Com o estabelecimento de metas tácitas e foco na equipe da Secretaria Acadêmica, a Fames retomou processos que estavam pendentes desde 2016, solucionando todas as demandas da instituição quanto à emissão de diplomas e históricos escolares.

Fames nos sistemas de cadastro nacionais de ensino

A Partir deste ano, a Fames está habilitada a acessar todas as modalidades de incentivos e infraestrutura dos sistemas de pesquisa do Brasil, como por exemplo a rede de fibra ótica RNP do Sistema Federal. Isto porque foram concluídos os cadastros da instituição nos sistemas:

  • e-MEC;
  • Sistema de Cadastro de IES do CNPq (CADI);
  • Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

A partir de 2020, os professores e alunos da Fames poderão ter mais acesso aos recursos disponibilizados pelos programas e maiores possibilidades de desenvolverem seus projetos de pesquisa.

Eventos científicos

A Fames realizou a VIII Semana de Pesquisa em Música da Fames, sendo que neste ano, o evento passou a ter o status de “internacional”, tornando-se a Semana Internacional de Pesquisa em Música da Fames.

O evento aconteceu entre 19 e 23 de agosto, com uma programação científica e artística permanente, num total de 64 horas de conferências, mesas temáticas, apresentações de trabalhos científicos, performances musicais, palestras e workshops, apresentados por 16 profissionais convidados, além de professores e estudantes pesquisadores da Fames.

Em novembro, aconteceu o II Colóquio de Pesquisa e Música da Fames. O encontro reuniu projetos de pesquisa em andamento, para o diálogo e intercâmbio ente pesquisadores e orientadores.

Nessa ocasião, a Fames deu um importante passo na oficialização dos grupos de pesquisa da instituição, através da criação de um fórum de Música e Pesquisa, uma iniciativa que consolida a Fames no cenário nacional e internacional de instituições de Ensino Superior comprometidas com a pesquisa científica e com a formalização dos trabalhos dentro dos padrões acadêmicos preconizados pelas instituições reguladoras.

Projeto Radamés: imersão e pesquisa em Música e Musicologia

Projeto Radamés – Erudito e Popular, realizado com sucesso durante o ano de 2019, fomentou cooperação entre alunos, professores e grupos oficiais, dos cursos de graduação da Fames, mirando a experiência do compositor brasileiro Radamés Gnatalli (1906-1988).

A obra do compositor brasileiro de Ramadés Gnatalli reflete o pleno exercício do potencial criativo das linguagens erudita e popular.

As atividades, envolvendo a troca de conhecimentos de performance, musicologia, arranjo, orquestração e regência, aconteceram junto ao grupo Quatro a Zero, formado por pesquisadores da obra do compositor, com a Orquestra Sinfônica da Fames.

A conclusão do projeto se deu com um concerto histórico, realizado no Teatro Glória, no Centro de Vitória, onde foi executada uma obra rara de Radamés Gnatalli, resgatada e estudada durante o projeto.

 

Programação consistente de eventos acadêmicos durante todo o ano

Dos 200 dias letivos que compõem o projeto Pedagógico da Fames em 2019, houve programação artística, pedagógica ou científica em pelo menos 100 dias. Foram realizados concertos musicais dos grupos oficiais da Fames, apresentações de artistas convidados, oficinas, palestras, encontros científicos, festivais e master classes.

A Fames conta com a parceria da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural Sesc Glória para a utilização de dois importantes espaços culturais do Estado, respectivamente, o Palácio da Cultura Sônia Cabral e o Teatro Glória, ambos no Cento. Lá aconteceram diversos espetáculos, com destaque especial do concerto da pianista Sônia Rubinsky e do maestro Letieres Leite, ambos artistas consagrados internacionalmente como expoentes em suas especialidades.

Além desses teatros, a Sala de Concerto Alceu Camargo, localizada no prédio da Fames, em Vitória, também figurou como “passagem obrigatória” de alunos e músicos da comunidade. Durante todo o ano, o espaço abrigou a maioria dos eventos da Fames, funcionando todos os dias, seja para atividades abertas, seja para estudos e ensaios.

Confira imagens de algumas apresentações de destaque durante o ano:

Intercâmbio entre alunos, professores e convidados

O ano também foi marcado por uma expressiva circulação de artistas e professores de grande relevância no cenário nacional nos espaços da Fames. Em todas as ocasiões, os alunos da Fames e o público interessado tiveram oportunidade de aprendizado, tendo acesso direto ao conhecimento e experiência de profissionais como Leila Pinheiro, Cliff Korman, Eva Pitlik Lautersztein, dentre muitas outras personalidades.

Palestras, workshops e master classes

Em 2019, a Fames promoveu 29 palestras, workshops, lançamentos de livros e master classes em suas dependências, com profissionais especializados em diversos instrumentos:

  • 28 de março: Michael Tracy (USA) – “A história do Jazz”
  • 12 de abril: Gean Pierre – Produção em música instrumental
  • 16 de abril: Evandro Gracelli – Composição e improvisação
  • 13 de junho: Leila Pinheiro – Ensaio aberto com a Fames Jazz Band
  • 23 de agosto: Cliff Korman e Cláudio Dauelsberg - Piano
  • 23 de agosto: Abel Moraes - Cordas
  • 23 de agosto: Pedro Mota - Regência
  • 23 de agosto: Eva Pitlik Lauterstein – Coral
  • 23 de agosto: Sônia Rubinsky – Piano
  • 23 de agosto: Thaís Fernandes – Pesquisa em Música
  • 29 de agosto: Thiago Vieira - Lançamento do Livro: "A Bateria e o Congo: Cultura e Criatividade"
  • 04 de setembro: Sônia Rubinsky – Piano
  • 19 de setembro: Álvaro Cordoba (URU) – Violão
  • 19 de setembro: Bruno Soares (Fames) – Música / História
  • 19 de setembro: Humberto Amorim – Villa Lobos
  • 20 de setembro – Igor Ávila (MEX) – Música Popular
  • 20 de setembro: Carlos Fernando Secomande (Fames) – Luthieria
  • 20 de setembro: Gervásio Sanches (ARG) – Violão
  • 20 de setembro: Juan Pablo Gomes – (ARG) – Violão
  • 24 de setembro: Cintia Ferreira e José Roberto Santos Neves – Lançamento da Biografia de Hélio Mendes
  • 27 e 28 de setembro: Letieres Leite – Ensaio aberto com a Banda Sinfônica da Fames
  • 30 de setembro: Quatro a Zero – Projeto Radamés
  • 01 de outubro: Cliff Korman – Música Popular
  • 17 de outubro: Fabiano Araújo – Improvisação
  • 18 de outubro: Antônio Marcos Cardoso e Paula Galama – Piano e trompete
  • 22 de outubro: Eduardo Tullio – Percussão Erudita
  • 21 de novembro - Fábio Bartoloni, e Daniela Lucatelle – Violão e piano
  • 23 de novembro: Cleverson João Zavatto Tesche – Tuba
  • 03 de dezembro: Javier Nandayapa (MEX) – Marimba

 

Festival Santa Jazz

A Fames manteve a tradição de apoiar o Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa, o Santa Jazz. A tenda da Fames movimentou centenas de pessoas durante os três dias de evento, oferecendo apresentações musicais dos grupos da instituição. Neste ano, se apresentaram o MB Trio, Fames Dixieland, além do grupo convidado, Combo Ufes.

No palco principal aconteceu o show histórico da Fames Jazz Band acompanhada da cantora Leila Pinheiro. No encerramento, o evento contou com a banda Baobab Trio, formada por Fabiano Araújo e Wanderson Lopes, diretor e coordenador do curso de Música Popular da Fames, respectivamente.

Festival Internacional de Violões

A realização do II Festival Internacional de Violão (Fives) marcou a permanência do evento no calendário da instituição. O festival aconteceu entre 18 e 20 de setembro, com a realização de palestras, workshops, mesas redondas e apresentações na Sala de Concerto Alceu Camargo e no Palácio da Cultura Sônia Cabral.

Nesta edição, estiveram presentes convidados do México, Uruguai e Argentina, além do Brasil. O tema deste ano foi: Atuação e perspectivas do violonista na América do Sul.

 

Festival de Domingos Martins

O 23º Festival de Música de Domingos Martins marcou o retorno da Fames na coordenação pedagógica desse importante evento. Foram dez dias de imersão musical com professores selecionados em diferentes regiões do País.

O festival atendeu cerca de 350 estudantes de música, em 20 oficinas acontecendo simultaneamente nos espaços culturais de Domingos Martins, além de um workshop, ministrado pelo baixista Ney Conceição.

No total, o evento acumulou 168 horas de estudos e prática musical em:

 

Festival de Música Sem Fronteiras

Um evento para celebrar a diversidade, reunir gêneros musicais diferentes e presentear o público capixaba com apresentações inéditas no palco do Teatro Glória. A primeira edição do Festival de Música sem Fronteiras foi um dos maiores destaques de 2019.

Durante três dias, aconteceram apresentações musicais, com a presença de artistas de projeção nacional atuando ao lado de alunos e professores da Fames. Paralelamente aos espetáculos, a Fames garantiu aos seus alunos acesso direto aos artistas, em workshops abertos ao público.

O pianista Cliff Korman, o maestro Letieres Leite e o Quarteto Quatro a Zero foram os artistas convidados para atuarem no palco e nos workshops.

Música na Rede: novo site e “zero” evasão escolar

Nenhum dos alunos participantes da ação Música na Rede abandonou os estudos. O dado é da pesquisa realizada nas escolas participantes dos projetos, localizadas nos bairros do programa Estado Presente, com dados de 2018.

A ação Música na Rede possui várias escolas localizadas nessas regiões e a pesquisa comtemplou oito delas. Os dados revelaram que:

  • Em 2018, nenhum dos alunos da ação Música na Rede abandonou a escola;
  • O percentual de aprovação dos alunos participantes da ação é maior do que o percentual dos alunos regulares;
  • O percentual dos reprovados no grupo dos alunos regulares é o dobro do percentual dos alunos da ação.

Este também foi o ano do lançamento do site Música na Rede, plataforma que visa a conectar a ação com os alunos e a comunidade. O lançamento aconteceu em novembro, em comemoração ao mês do músico. Foram quatro apresentações ao longo do mês:

  • 1° Encontro de Corais Música na Rede;
  • 1° Encontro de Bandas Escolares Música na Rede & Musical "A Saga do Maestro";
  • Concerto de Lançamento do Site Música na Rede;
  • Concerto “O cancioneiro popular cantando pelo maior intérprete: O violão”.

A Música na Rede é uma iniciativa da Sedu em parceria com a Fames e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), com quatro projetos:

  • Bandas nas Escolas
  • Corais nas Escolas
  • Orquestra de Violões nas Escolas
  • Orquestra Sinfônica Jovem

Além disso, a ação mantém os grupos musicais de excelência:

A ação oferece o acesso ao aprendizado musical por meio do ensino coletivo de instrumentos de sopros, percussão, cordas friccionadas, canto e violão e possibilita a formação, difusão e valorização da música de concerto. São 52 munícipios atendidos, com a participação permanente de quase quatro mil alunos.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa Barbosa
(27) 3636-3611 / (27) 98895-5857
sandro.barbosa@fames.es.gov.br